18 de dezembro de 2011

A ESTRELA QUE CAIU DO CÉU: O TESTE NUCLEAR ATMOSFÉRICO DE 1957 NO CEARÁ.

AMAGOR - A ESTRELA QUE CAIU DO CÉU: O TESTE NUCLEAR ATMOSFÉRICO DE 1957 NO CEARÁ.
Em 06 de agosto de 1957, às 19:30, mais ou menos, um teste nuclear atmosférico foi realizado em cima do Sertão Central do Ceará. O epicentro foi dentro do atual município de Madalena, um pouco ao leste da sede do município, conforme Raimundo Albuquerque, que olhou para o clarão e recebeu uma leve queimadura nos olhos razão da intensa energia da fissão nuclear. O teste foi feito pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Foi um teste clandestino.

A explosão foi noticiada primeiramente em 1960, num livro intitulado Caminhos Brasileiros de Desenvolvimento, por Leôncio Basbaum, Editora fulgor, São Paulo. Na página 21 se lê: "Ainda recentemente os Estados Unidos fizeram explodir uma Bomba A nos céus do Nordeste sem que os governantes e chefes políticos de nosso país se manifestassem de qualquer modo". Leôncio Bausbam, historiador e membro do partidos comunista, era nativo de Pernambuco.
Hyder Corrêa Lima andou pelos sertões do Ceará como higienista a serviço de órgãos como SUDENE no fim da década de '50 e no início da década de '60, antes do golpe militar de 1964. Ele leu este livro e onde foi escrito sobre a bomba anotou simplesmente uma palavra na margem, 'Quixadá'? Quixadá é distante uns 70km (45 mi) de Madalena.
Testemunhas oculares.

Testemunhas oculares do teste nuclear , que ainda vivem, explicaram como naquele tempo houve um clarão brilhante no céu como se fosse um sinal na lua ou uma estrela que explodiu. Uma comunidade refere-se sempre ao evento "o fenômeno de '57'". O clarão foi tão resplandecente que uma pessoa perto do epicentro, em Massapé Grande, falou que ficou quase cego. Em Sabonete de Macaoca as ovelhas e vacas saíram do curral pensando que era dia.Em São Nicolau um homem viu três lampejas alaranjadas dentro do clarão, uma atrás da outra. Em seguida, veio um estrondo tão forte que sacudiu as telhas das casas e balanceou redes dentro das casas.Depois, a noite foi extremamente calorosa, até em cima da Serra do Teixeira. Houve ventania. Uma senhora em Berilândia, Quixeramobim, lembrou o vento frio, que vinha com certeza da atmosfera.
Outro homem morando em Vaca Serrada, um pouco ao leste de Madalena, não olhou para fora de casa com medo, razão do estrondo assustador. "Parecia como que uma bando do mundo caiu", disse.



Em Salgadinho um homem lembra como as ovelhas mexeram e a terra estremeceu até o ponto de derrubar um pote de água que ele tinha ewm casa.
Outra pessoa ao outro lado do rio Barrigas, bem perto de Madalena, escreveu que: "era um clarão de uma intensidade tão grande que a primeira impressão que tive é que fosse um grande fósforo que havia explodido no ar... Fiquei atônito. Para o lado onde eu estava vindo, ou seja, do lado do Teotônio, minha sombra estava projetada no chão como se fosse pintado por alcatrão".
Pe:Ricardo Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário